O Cobalt, porém, foi o carro que exacerbou todas essas características: é o mais bem equipado, o que tem o maior porta-malas (563 litros) e o que oferece o maior espaço interno, e o resultado veio: líder de vendas nesse segmento desse que foi lançado. Só em junho de 2012 foram emplacados 6.412 unidades - mais que a soma dos segundo (City) e terceiro colocados (Versa).
E dentro da linha Cobalt, a versão LT é uma das mais procuradas, por sua boa relação custo / benefício. Partindo de um preço de R$ 41.348, acrescenta-se R$ 935 da cor Prata Polaris, perfazendo R$ 42.283, o que inclui: alarme Anti-furto; bolsas de ar infláveis (air bag) frontais para motorista e passageiro; controle central das travas elétricas das portas posicionado no painel central; sistema de Freios com ABS (Anti-lock Brake System) com EBD (Electronic Brake Force Distribution) na 4 rodas.
No que respeita à aparência, o Cobalt LT vem com calotas integrais de 15" que encobrem rodas de 15" x 6J; maçanetas externas das portas na cor do veículo; painel de instrumentos em tonalidade Café com detalhes em Cinza.
Além disso, as portas contam com acionamento elétrico das travas e há o ar condicionado manual. A chave principal é do tipo canivetes e incorpora o sistema de travamento das portas e de abertura do porta-malas. Completam o pacote direção Hidráulica, iluminação no porta-luvas e no porta-malas, vidros elétricos dianteiros e coluna de direção com regulagem em altura.
Mecânica
O motor do Chevrolet Cobalt LT 2013 é o Econo.Flex 1.4L com 102 cavalos @ 6200 rpm quando abastecido com álcool e 97 CV (71.3 KW/ 96 HP) @ 6200 rpm quando usado gasolina. O torque máximo é de 13,0 mKgf (128 Nm) @ 3200 rpm com álcool e 12,8 mKgf (126 Nm) @ 3200 rpm com gasolina.
Esse conjunto motriz produz os seguintes números de desempenho:
Aceleração de 0 a 100 KM/h em 13,4s
Aceleração de 0 a 1000 m em 34,7 s
Retomada de 40 a 80 Km/h em 9,3s
Retomada de 60 a 100 Km/h em 12,6 s
Retomada de 80 a 120 Km/h em 18,8 s
Velocidade máxima: 170 Km/h
Consumo de combustível
Ciclo urbano (cidade): 7,3 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 9,9 Km/l de álcool
Autonomia: 530 Km com álcool (tanque de 54 litros)
Interior
O interior do Chevrolet Cobalt impressiona bastante em função da grande disponibilidade de espaço, tanto na parte dianteira quanto no banco traseiro. O espaço para as pernas de quem vai atrás é maior que de muitos sedãs médios, como Corolla e Civic.
Mas, ao contrário do Versa - que peca nos materiais usados - o Cobalt conta um interior agradável e com um ar de sofisticação. O tom "Café" do painel com detalhes em cinza, associado com o tonalidade clara do revestimento dos bancos evidencia que você não está em um popular (sensação que vem no caso do Versa, mesmo na versão SL).
O painel também apresenta-se com um visual interessante, bem acabado, com peças bem encaixadas e com revestimentos agradáveis ao toque.
Concorrentes
Os principais concorrentes do Cobalt LT em preço são o Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V e o Nissan Versa SL 1.6. Se for possível encontrá-lo nas concessionárias, o Fiat Grand Siena Essence entrega pelo mesmo preço um estilo mais agradável, e um pacote de equipamentos similar, mas perde em espaço interno e no tamanho do porta-malas.
á o Nissan Versa SL 1.6 é bem equipado e tem a mais que o Cobalt o sistema de som, além de um motor 1.6 16V um pouco mais potente (111 cv, contra 102 do Chevrolet). O estilo de ambos - Cobalt e Versa - são controversos, sendo que o Versa levanta discussões sobre o que estavam fazendo os projetistas quando criaram sua traseira, o mesmo questionamento é feito para o Cobalt, mas na dianteira. É claro que gosto é uma questão subjetiva, mas entre os dois, o Cobalt ainda é mais harmonioso. Se você faz questão de estilo, fique com o Grand Siena, ou um Voyage 2013.
Conclusão
O Cobalt LT 1.4 Econo.Flex é um carro que procura seduzir o bolso do consumidor com um bom pacote de equipamentos por um preço competitivo - menos de R$ 42.000 reais. O conjunto da obra mostra que o Cobalt não é apenas um preço camarada. Ele é um sedã médio compacto bem construído, com um interior agradável e bem acabado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário