: Valtemir Lima: Google, a gigante da Internet

Google, a gigante da Internet




" Postagem Especial "

Google Inc.  é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.[8][9] A empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, muitas vezes apelidados de "Google Guys",[10][11][12] enquanto os dois estavam frequentando a Universidade Stanford como estudantes de doutoramento. Foi fundada como uma empresa privada em 4 de setembro de 1998 e sua oferta pública inicial foi realizada em 19 de agosto de 2004. A missão declarada da empresa desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil"[13] e o slogan da empresa foi inventado pelo engenheiro Paul Buchheit, é “Don't be evil” em inglês e “Não seja mau” em português.[1][2][14] Em 2006, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Condado de Santa Clara no estado da Califórnia.



Alguns domínios Google:  


Google Chrome


O Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google e compilado com base em componentes de código aberto como o motor de renderização o WebKit, da Apple Inc. e sua estrutura de desenvolvimento de aplicações (Framework).[1] Em menos de dois anos de uso, o Google Chrome já era o terceiro browser mais usado do mundo[2], atrás apenas do Internet Explorer e Mozilla Firefox. Em outubro de 2010, cerca de 8,50% dos usuários de Internet do mundo mantiveram o Google Chrome como seu browser principal.[3] Ainda em outubro de 2010, o navegador passou a ter uma participação no mercado de 8,47%.[4] Está disponível gratuitamente sob condições de serviço específicas. O nome do navegador deriva do término usado para o marco da interface gráfica do usuário ("chrome").


Google Tradutor


 O Google Tradutor é um serviço virtual gratuito da empresa Google Inc. de tradução instantânea de textos e websites. Google introduziu o seu próprio software de tradução em 2007, antes Google utilizava o tradutor SYSTRAN, que é utilizado por outros serviços de tradução como o Babel Fish (do Altavista), o tradutor do AOL, do Yahoo e do MSN.


Google Maps


 Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google.
Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras.
Juntamente com o lançamento da versão brasileira do Google Maps, a empresa introduziu o Local Business Center, ferramenta que permite com que qualquer empresa faça seu cadastro e seja então encontrada no Google Maps por qualquer usuário. No cadastro as empresas podem preencher seus dados cadastrais, horário de atendimento, formas de pagamento, logotipo e fotos, sendo necessária confirmação do cadastro através de uma ligação telefônica, SMS ou carta.


Google Play
 
 Google Play é a loja mantida pela Google para distribuição de aplicações, jogos, filmes, música e livros. Anteriormente a loja chamava-se Android Market.[1]
Esta mudança de nome para Google Play ocorreu para que o Google pudesse unificar o Android Market com a loja de músicas, filmes e livros e assim distribuir todo seu conteúdo digital em um só lugar.[2]
Na prática ainda não mudou nada para os usuários brasileiros, pois apenas a Play Store (loja de aplicativos) esta disponível, enquanto que nos Estados Unidos os usuários tem acesso a Play Music (loja de músicas), Play Movies & TV(loja de filmes e séries) ,Play Books (loja de livros)e à Play Magazines ( loja de revistas).[3] [4]



YouTube


 YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal,[2] um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.
O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006[3]) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.


Blogger



 Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, de forma semelhantemente ao WordPress, mas indicado para usuários que nunca tenham criado um blog, ou que não tenham muito familiaridade com a tecnologia.
O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no Blogspot incluem uma barra de navegação do Blogger, que não pode ser removida, através de alguma opção da interface do Blogger. Porém, existem tutoriais explicando como removê-la, através de um hack. Os termos de serviço do Blogger não especificam se tal ação é uma violação ou não, mas muitos usuários do serviço optam por fazê-la.


Android


 Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, para dispositivos móveis, como o próprio Google Nexus One, Nexus S ou Galaxy Nexus, bem como por outros fabricantes de celulares como a HTC, Samsung, entre outros. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.[7]
Segundo a Google, mais de 200.000 telefones celulares com este sistema operacional são vendidos todos os dias.[8]



Outros Domínios Google

  • Gmail - Email;
  • Google Maps e Google Earth – Mapas e geoposicionamento;
  • Blogger (blogspot) – Sistema para blogs;
  • Adword – plataforma para anúncios online (para anunciantes);
  • Adsense – plataforma para anúncios online (para sites e blogs parceiros);
  • Google Docs – Aplicativos online para escritório;
  • Orkut – Rede Social.

Áreas de atuação

A sua principal área de atuação é buscas. Outras áreas que a empresa atua são:
  • Propaganda online com o Google Adwords e o Google Adsense;
  • Aplicativos para escritório com o Google Docs;
  • Navegadores com o Chrome;
  • Mapas e Geoposicionamento com o Google Maps e o Google Earth;
  • Email e Mensagens eletrônicas com o Gmail e Google Talk;
  • Blogs com o Blogger (blogspot);
  • Entre outros.

Como o Google ganha dinheiro se ele não vende nada e as buscas são gratuitas?

Quando você faz uma busca, observe do lado direito que apareça uma coluna chamada “Links Patrocinados”. Aqueles anúncios são pagos e cada vez que um usuário clica nesses anúncios o Google recebe um determinado valor pelo clique. Parece pouco, mas é um negócio milionário e certamente é sua principal fonte de receita.

É verdade que o Google paga para você colocar anúncios deles em seu site ou blog?

Sim. Existe um programa chamado Google Adsense que permite que um site ou blog exiba anúncios e receba um percentual dos créditos gerados.

Onde fica sua sede?

O Google fica em Mountain View na Califórnia. O local é conhecido como Googleplex. Há uma filial no Brasil com operações nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

Concorrentes

Embora tenha um domínio sobre o mercado de buscas, a empresa enfrenta fortes concorrentes em outras áreas. Vejam alguns deles:
  • Microsoft na área de buscas, aplicativos para escritório, publicidade online, email e navegadores;
  • Fundação Mozilla em navegadores;
  • Wordpress em sistemas para blogs;
  • Yahoo em buscas, email e publicidade online;
  • Myspace e Facebook em redes sociais;
  • Entre outros.

Além do sistema de busca, quais os produtos do Google?

A maior empresa de internet desenvolveu muitos produtos nos últimos anos. Alguns louváveis, outros nem tanto. Dentre aqueles que consideramos bons, destacam-se os seguintes:
  • Gmail - Email;
  • Google Maps e Google Earth – Mapas e geoposicionamento;
  • Blogger (blogspot) – Sistema para blogs;
  • Adword – plataforma para anúncios online (para anunciantes);
  • Adsense – plataforma para anúncios online (para sites e blogs parceiros);
  • Google Docs – Aplicativos online para escritório;
  • Orkut – Rede Social.

 

Dicas de pesquisa no Google

Especula-se que em torno de 70% de toda navegação na internet tenha início em algum site de busca e neste contexto três sites representam quase que a totalidade das buscas, são eles: Google, Yahoo e MSN / Live Search.
Mas como encontrar aquilo que estamos procurando? As vezes buscamos coisas muito específicas e com algumas particularidades que para ser encontrado não basta digitarmos sem nenhum critério na caixa de pesquisa, há casos que se faz necessário uma otimização da busca, ou seja, dizer ao buscador como ele deve procurar os termos que queremos.





Sede  de pesquisas do Google:




Fonte pesquisada: wikipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário