: Valtemir Lima: Toyota Corolla 2015

Toyota Corolla 2015

Inovação parece ser a palavra chave da Toyota


Toyota Corolla é carro com reputação sólida e estabelecida no mercado brasileiro, e uma prova disso é o fato de que o modelo da geração anterior, mesmo em vias de ser substituído por este novo modelo, ainda disputa com o Honda Civic, carro à carro, a liderança do importante segmento de sedãs médios. Liderança esta que é incontestável, já que os demais modelos, como Cruze, Jetta, Sentra e etc são meros coadjuvantes.


O fato de o Corolla disputar a liderança de seu segmento mesmo com um modelo ultrapassado é um indicativo do prestígio do qual goza o modelo entre os consumidores brasileiros. Prestígio esse que advém não de performance excepcional, tampouco de tecnologia de ponta aplicada ao carro.
O Corolla não é o sedã médio mais rápido do mercado (o mais rápido é o Jetta TSI), nem o mais econômico (atualmente é o Honda Civic o melhor nesse quesito), nem o mais avançado do ponto de vista de tecnologia ou de mecânica. E, como se não bastasse, ele é um dos mais caros do segmento.


Então como explicar tamanho predomínio de mercado? A resposta certamente passa por um conjunto de fatores que envolve fama de inquebrável, baixo índice de desvalorização, bom consumo de combustível, bons serviços de pós-venda, suspensão com ajuste adequado às vias brasileiras - tendendo para a maciez, silêncio interno e prazer ao dirigir.
Essa nova geração do Corolla é maior, tem um estilo um pouco mais ousado, tem mais espaço interno e alguns aperfeiçoamentos mecânicos, mas, ao se sentar ao volante e dirigir do Novo Corolla, não fica a mais remota dúvida que se está em um Corolla. 
A maciez da direção está lá, assim como o comportamento da suspensão - que oferece conforto aos ocupantes na medida certa. A posição de dirigir, a maciez dos bancos, a ergonomia, tudo no novo Corolla é familiar aos seus conservadores consumidores, e é exatamente por isso que ele agrada. É um Corolla que todos conhecem, porém melhorado, com mais espaço interno, um câmbio melhor e algumas concessões à tecnologia.

O modelo que nós testamos é um exemplar da versão de entrada, a GLi, equipada com o motor Dual VVT-i Flex, com tecnologia que permite partida à frio sem o auxílio do sub-tanque auxiliar de gasolina. O propulsor tem potência de 144 cavalos @ 6.000 RPM e torque máximo de 18,6 Kgfm @ 4.800 RPM.
Esse motor precisa lidar com um carro que tem peso bruto total (soma do carro com toda a carga que ele pode transportar, incluindo os passageiros), segundo a Toyota,  de 1.660 Kg. Entretanto, como a carga útil é de 400 Kg, o peso em ordem de marcha do Corolla fica em 1.260 Kg, resultado em uma relação peso potência de 11,52 Kg/cv no caso do peso bruto total (8,72 Kg/cv em ordem de marcha) e peso/torque de 90,2 Kg/Kgfm, considerando o peso bruto, e 67,7 Kg/Kgfm o peso em ordem de marcha. Evidentemente não são números favoráveis, e o resultado prático é que o Corolla 1.8 GLi Automático tem um desempenho apenas adequado. Não espere agilidade ou disposição desse modelo 1.8, visto que não é sua proposta.

Dados de desempenho - Revista Quatro Rodas - Corolla GLi 1.8 MT

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 9.7 segundos
Retomada de 60 a 100 Km/h: 10.2 segundos
Retomada de 80 a 120 Km/h: 14 segundos


Tabela de preços:

Novo Corolla 1.8L 2015 GLi Manual – R$ 66.570,00
Novo Corolla 1.8L 2015 GLi Multi-Drive (automático) – R$ 69.990 (versão testada)
Novo Corolla 2.0L 2015 XEi Multi-Drive S (automático) – R$ 79.990
Novo Corolla 2.0L 2015 Altis Multi Drive S (automático) – R$ 92.990




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