Windows Phone é um sistema operacional para smartphones, desenvolvido pela Microsoft, atualmente na sua versão 8.1, que é focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial.[1] O sistema tem sido constantemente atualizado. Foi lançado na Europa, Austrália e Singapura no dia 21 de outubro de 2010, nos EUA e Canadá no dia 8 de novembro, no México no dia 24 do mesmo mês e, no início de 2011, na Ásia.
Hoje as principais aplicações do mercado já estão disponíveis na loja de aplicativos, além de alguns aplicativos e jogos exclusivos. O sistema ainda conta com ferramentas como a Cortana, assistente de voz pessoal, a integração nativa com o Office e a sincronização com o Windows 8 em computadores.
História
Desenvolvimento do Sistema Operacional
O Windows Phone foi desenvolvido rapidamente. O gerente de produto sênior para a experiência do desenvolvedor móvel da Microsoft, disse à "eWeek": "Se tivéssemos mais tempo e recursos, poderíamos ter conseguido algo na área da retrocompatibilidade", dizendo ainda que a Microsoft estava tentando olhar para o mercado dos celulares de uma nova maneira, com o usuário final em mente, assim como a rede da empresa. Terry Myerson, vice-presidente corporativo da engenharia do Windows Phone, disse: "Com a mudança para as telas sensíveis ao toque capacitivas, longe da stylus, e as mudanças que fizemos relativamente ao hardware para o Windows Phone".
O nome
"Windows Phone" foi o nome escolhido. Inicialmente, a Microsoft anunciou a nova plataforma como "Windows Phone 7 Series", o que foi muito criticado por ser muito comprido e difícil de dizer casualmente. Em resposta, em 2 de abril de 2010, a Microsoft anunciou que a palavra "Series" deixaria de ser usada.
Os consumidores querem uma maneira simples para dizer e usar o nome consistentemente. O importante é manter o foco na marca 'Windows Phone', que introduzimos em outubro e que iremos continuar a investir durante o Windows Phone 7 e adiante.
Lançamento
Em fevereiro de 2010, num comunicado de imprensa, a Microsoft divulgou as empresas que iriam ajudar a concretizar o Windows Phone . Muitas fabricantes estavam listadas no lançamento, entre elas a HP, que mais tarde decidiu não fabricar nenhum dispositivo com o novo sistema operacional, referindo que pretendia concentrar-se em dispositivos para o seu recentemente comprado webOS .
A Microsoft anunciou oficialmente o Windows Phone a 15 de fevereiro de 2010, na Mobile World Congress 2010 em Barcelona, revelando detalhes adicionais sobre o novo sistema na MIX 2010, a 15 de março seguinte. O kit de desenvolvimento de software (SDK) final para o sistema foi disponibilizado a 16 de setembro.
O Windows Phone suporta atualmente 25 idiomas (apesar de no início apenas ter suportado inglês, francês, alemão, espanhol e italiano), incluindo português nas variantes europeu e brasileiro, e o 'Mercado' permite comprar e vender aplicações em 35 países e regiões.
Site oficial https://www.windowsphone.com/pt-br
Nenhum comentário:
Postar um comentário