: Valtemir Lima: Core i9 - 7900X

Core i9 - 7900X





        Anunciada durante a Computex 2017, exatamente um ano após a chegada do processador Intel Core i7-6950X, a linha Core i9 vem para mostrar que a fabricante continua em um avanço frenético para entregar mais desempenho e tecnologia ao consumidor.
       O Intel Core i9-7900X é o modelo de entrada dessa nova série, sendo que ele roubou a atenção com números absurdos, mas um tanto tímidos se comparados ao seu antecessor. Apesar de haver algumas dúvidas sobre o real poder do produto, esse novo dispositivo se destacou entre os tantos anúncios recentes, principalmente por ser um chip voltado para o mercado de desktops.
      Pertencente à família Skylake-X, o i9-7900X vem para repaginar a série Extreme, que ganha uma série de novos membros. Esse processador é fabricado com litografia de 14 nanômetros, vem com dez núcleos (o que significa que ele pode executar 20 threads simultaneamente) que rodam na frequência de 3,3 GHz e têm TDP de apenas 140 watts.




        O processador Intel Core i9-7900X é um dos poucos integrantes da família Skylake-X. Conforme já comentamos, ele tem 10 núcleos e, portanto, pode executar 20 threads. Basicamente, nada de novo nessa parte, já que o i7-6950X tem essa especificação. Então, o que muda? Bom, a Intel alterou bastante as coisas por dentro.
        Em vez de ter 25 MB de memória cache, como o i7-6950X, esse novo chip vem com 13,75 MB de cache em nível L3. A redução nesse ponto é bastante curiosa, já que dadas as similaridades, tal mudança pode, na teoria, causar alguma desvantagem na parte de processamento. É claro que só vamos descobrir o quanto isso impacta na hora dos testes, porém tal alteração é, no mínimo, intrigante.
         Além disso, a Intel conseguiu subir o clock base para 3,3 GHz — o antigo i7-6950X rodava por padrão na frequência de 3,0 GHz — e o clock turbo chega a incríveis 4,3 GHz. Há também aqui a compatibilidade com a tecnologia Intel Turbo Max, que em determinados casos pode levar o clock para os 4,5 GHz de forma automática, sempre verificando os ajustes de tensão e temperatura.


Saiba mais:https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/processors/core/x-series/i9-7900x.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário